Olá queridos, achei muito bom este texto de Jaime Kemp sobre o perdão e gostaria de compartilhá-lo com vcs.
Um abraço e que Deus os abençoe.
Tatiany Ussem Portella
Disposição para amar e perdoar além do pecado
“Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês”.
(Efésios 4:32)
Na tentativa de auxiliar pessoas feridas pela infidelidade, abuso ou desprezo e desconsideração, descobri algumas barreiras que lhes afeta a disposição para perdoar:
Dificuldade para Esquecer: Feridas emocionais não são esquecidas, mas podem ser perdoadas. Um relacionamento quebrado pode ser curado se a pessoa jamais trouxer à tona uma mágoa do passado.
Sentimento de Fracasso: É mais um problema do ofendido – que precisa perdoar, mas não consegue - , do que de quem ofendeu. É um truque que Satanás usa para fazer a pessoa se sentir culpada.
Orgulho Intenso: O orgulho se torna dono do coração quando achamos que outra pessoa não tinha o direito de nos tratar como nos tratou. O orgulho “empina” o nosso nariz, nos faz altivos e prepotentes e sussurra que somos muito melhores que o outro. O orgulho é um dos maiores estorvos para o perdão verdadeiro.
Desconfiança: Muitos cônjuges continuam a suspeitar do seu parceiro(a), mesmo depois de tê-lo(a) perdoado. Vivem temerosos, pensando que tudo pode acontecer novamente. Alguns sentem medo e insegurança; outros, às vezes, chegam a desejar que o erro do cônjuge se repita para que a sua desconfiança seja confirmada. Mas Deus esclarece: “Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência” (I Coríntios 13:7).
Se você tem dificuldade para perdoar, ore pedindo ao Senhor que lhe dê forças para amar seu cônjuge ou a pessoa que o(a) ofendeu além do pecado. Procure ter uma atitude correta e honesta a respeito dos seus próprios pecados, não tente se vingar e lute para desenvolver um coração amoroso e um espírito afável.
Jaime Kemp