Quem são os Levitas? (Parte 1)

30 de abr. de 2013


São chamados de levitas a tribo formada pelos filhos de Levi (um dos 12 filhos de Jacó) e também é a tribo escolhida para cuidar da Tenda Sagrada – Tabernáculo – e de  todos os seus móveis e objetos. Eles eram responsáveis, durante o período da peregrinação no deserto, de carregar o Tabernáculo e todo o seu equipamento. Faziam o serviço religioso e ficavam acampados ao redor dele.

Foram escolhidos por Deus.
O termo “escolhido” significa que eles eram separados para Deus. Pertenciam somente a Deus.
Para entendermos melhor o que significa “escolhido” vamos voltar um pouco na história da Bíblia.
Onde tudo começou:
O SENHOR Deus disse a Moisés:
Separe para mim todo primeiro filho. Todo primeiro filho homem dos israelitas e todo primeiro filhote macho dos animais domésticos são meus.
(Êxodo 13:1 e 2)

Leia também Êxodo 13: 11 a 16.
Podemos ver que Deus havia determinado que fossem separados todos os primogênitos dos filhos dos israelitas. Eles eram separados, consagrados para Deus.
Mas onde entram os levitas nesta história?
Bom, dê uma olhada no livro de Números 3:40 e 44; Êxodo 32:25-29, e veremos onde os Levitas se encaixam nesta história.
A partir daquele momento, os Levitas passam a ser a propriedade de Deus. A tribo escolhida e separada para servir a Deus.

Função dos Levitas

Tabernáculo - Moisés
-         Cuidar dos utensílios da Tenda Sagrada.
-          Carregar a Tenda e os utensílios dela durante a peregrinação pelo deserto.
-         Era uma função exclusiva dos Levitas. Ninguém mais podia fazer.
-         Moravam ao redor da tenda.


“Quando você fizer a contagem dos homens com idade para o serviço militar, deixe de fora os homens da tribo de Levi. Mas ponha os levitas para cuidarem da Tenda Sagrada e de todos os seus móveis e objetos. Eles carregarão a Tenda e todo o seu equipamento, farão ali o serviço religioso e acamparão ao redor dela. Quando a Tenda tiver de ser transportada, os levitas a desarmarão e, quando for preciso acampar de novo, eles a armarão outra vez. Quem não for levita e chegar perto da Tenda deverá ser morto. Os outros israelitas ficarão cada um no seu próprio acampamento, perto da sua própria bandeira, de acordo com o seu grupo. Mas os levitas acamparão ao redor da tenda para guardá-la a fim de que ninguém chegue perto, e assim eu fique irado com o povo de Israel”.
(Números 1:49 a 54)

Mas porque os músicos são chamados de Levitas?

Os músicos aparecem pela primeira vez em I Crônicas 16: 1 a 7.
“Foi nesse dia que Davi deu pela primeira vez a Asafe e aos seus colegas levitas a responsabilidade de cantarem louvores a Deus, o SENHOR”.
(I Crônicas 16: 7)

Os músicos passam a fazer parte da adoração a Deus mesmo no Tabernáculo, mas Davi tinha a intenção em seu coração de construir um templo para Deus, no entanto Deus não permitiu que a construção fosse feita por Davi, e por isso a construção começou com seu filho Salomão.
Apesar do templo ter sido construído por Salomão, e de sempre ser chamado de Templo de Salomão, nestes estudos chamaremos de Templo de Davi, pois todo o projeto do templo foi feito por Davi.
Leia I Crônicas 28: 11 a 21.
Neste texto podemos perceber que Davi deixa tudo preparado para Salomão construir o Templo, e o ponto central deste texto, que eu gostaria que você guardasse é o versículo 19:
“O rei Davi disse:
- Tudo o que está nestas plantas foi escrito de acordo com as instruções que o SENHOR me deu, explicando como tudo deve ser feito”.

Dentro deste projeto dado por Deus a Davi, que é narrado do capítulo 22 até o final do livro de I Crônicas, podemos ver que também ali estão os músicos.
“O rei Davi e os líderes dos levitas escolheram os seguintes grupos de famílias de levitas para dirigirem os cultos de adoração: Asafe, Hemã, Jedutum. Eles deviam anunciar as mensagens de Deus, acompanhados por música de harpas, liras e pratos...”
(I Crônicas 25: 1)

Função dos Levitas

Templo de Davi
-         Cuidar dos utensílios da Tenda Sagrada.
-         Ministrar o louvor.
-         Outras funções (Guardas, porteiros...).
Enfim, eles tinham as mesmas funções que na época de Moisés, exceto carregar a tenda (Evidente, agora não tinha mais jeito de levar o Templo de um lugar para o outro), sendo acrescentado o ministério de louvor, que não existia no Tabernáculo.


Para terminar, gostaria que você guardasse uma coisa deste segundo estudo: a música nasceu no coração de Deus. É algo que agrada a Ele. Davi (homem segundo o coração de Deus) foi usado para trazer este modelo de louvor e adoração para nós, pois esse modelo é uma pequena porção daquilo que existe no céu.

“Ele construiu o seu Templo parecido com a sua casa no céu e o fez firme como a terra, que está segura para sempre”.
(Salmo 78: 69)

Abraço e que Deus os abençoe.
Fábio Portella

0 comentários:

Postar um comentário